Pular para o conteúdo principal

Peste ou cólera: nenhum voto em Le Pen | Mauricio Durá

 Por 15 anos, o voto anticapitalista da França Insubmissa cresceu na França ao mesmo tempo em que, antes de cada segundo turno presidencial, e há três, tem que enfrentar o dilema de derrotar a extrema direita de Le Pen (primeiro pai e depois filha) com o voto na direita neoliberal.

A constituição da chamada “frente republicana” para conter a extrema direita marcou a política francesa nesses cinco anos, bem como a da Alemanha e, em maior ou menor grau, a de outros países da União Europeia. Hoje, a extrema direita governa em países como a Hungria (Orban) e a Polônia (Morawiecki). Em alguns, ela faz isso junto com a mão direita quando a soma de ambos permite. O atual governo na Itália é sustentado graças à extrema direita (Liga do Norte), na Áustria o fez entre 2017 e 2019, na Finlândia (2015-2019) e na Holanda (2010-2021).

A posição da União Europeia, diante dessa ascensão da extrema direita, oscilou entre uma retórica de reprovação propensa aos chamados “cordões sanitários” e passividade. Não houve nenhuma medida concreta contra esse fenômeno ou contra esses governos. A ameaça de sanções contra a Hungria e a Polônia por sua deriva autoritária não se concretizou, e ambos os países continuam sendo membros de pleno direito e beneficiários de fundos comunitários. Atualmente, apenas a França, a Alemanha e a Bélgica mantêm restrições legais à extrema direita.

Os interesses da agenda neoliberal europeia continuam a priorizar a globalização nas mãos de grandes conglomerados econômicos e capital financeiro em detrimento de uma agenda social e de direitos humanos. O resultado é que a extrema-direita está crescendo na Europa e, com o passar do tempo, sua presença no cenário político se normaliza. Há uma ideia crescente de que sua presença é uma realidade que representa a opinião de um setor (em crescimento) da população e que uma “sociedade democrática” não pode ignorar. Toda uma geração na Europa nasceu e cresceu com esse ator político dentro das legislaturas e executivos; uma Europa que diluiu seu discurso antifascista após a Segunda Guerra Mundial.

A ideia do cordão sanitário ou restrições legais à extrema-direita, portanto, é diluída uma vez que a normalização da presença de partidos de extrema direita leva à normalização de seu discurso e programa. A direita e até mesmo setores da centro-esquerda estão incorporando, em suas políticas, medidas anti-imigração, anti-identidade cultural, racistas e anti-pobres e machistas contra a “ideologia de gênero”.

Qual foi a resposta de Macron para conter a extrema direita durante seus 10 anos no cargo?

As “frentes republicanas” não significaram a implementação de políticas que incorporam propostas da esquerda e da centro-esquerda que o elevaram à presidência com seu voto crítico. As ideias incorporadas ao seu programa vêm da extrema direita. Ao mesmo tempo, a agenda neoliberal se intensificou.

Jean-Luc Mélenchon, com 21,95% dos votos, estava a apenas 1,2% de passar para o segundo turno, o que teria permitido enfrentar dois modelos econômicos e sociais no coração da Europa. Considerando que as outras cinco candidaturas no campo da esquerda e da centro-esquerda obtiveram 11,1%, é inevitável que a esquerda francesa e seus diferentes partidos estejam imersos em um debate crítico sobre essa situação.

Esperemos que o resultado desses debates lhes permita, com base nos princípios do socialismo democrático, estabelecer uma agenda e uma intervenção comum tanto nos processos eleitorais quanto, como Mélenchon enfatiza repetidamente, nas ruas. As vitórias nas urnas não são suficientes para sustentar uma alternativa anticapitalista ao neoliberalismo. É essencial construir uma nova hegemonia, com o apoio ativo das organizações populares e da sociedade.

Se o lançamento das diferentes candidaturas de esquerda já gerou na época um debate interno em seus respectivos partidos, o resultado eleitoral só evidenciou a relevância desse debate. Debate interno que já está em andamento, em grande parte, com a pressão da proximidade das eleições legislativas (12 de junho de 2022). Tanto o Partido Socialista (1,7%) quanto o Partido Comunista Francês (2,3%) já bateram às portas da França Insubmissa. Sua presença no parlamento e, no caso do PS, sua existência, está em jogo. No caso dos Verdes (4,6%), o debate é de maior importância, já que o lançamento de sua própria candidatura já havia gerado um pólo crítico de cerca de 30%.

Nenhum desses três partidos excedeu 5% dos votos, o que os exclui do acesso a recursos públicos para cobrir as despesas eleitorais. Somado à crise política está uma crise financeira.

O Novo Partido Anticapitalista (NPA) não estava isento de um intenso debate tático e estratégico que levou alguns setores a apoiar Mélenchon no primeiro turno (isso já havia acontecido nas eleições de 2017) e outros a romper com essa formação. Possivelmente seu debate é o que pode gerar o resultado mais dramático. De qualquer forma, seu resultado eleitoral não excedeu 0,8%. Por sua vez, a Luta Operária não excedeu 0,7%.

Essa divisão da esquerda também contribuiu para a desmobilização parcial do voto jovem, no qual a candidatura de Mélenchon tem maior apoio.

Neste contexto, tanto Mélenchon quanto seu eleitorado estão sujeitos a uma forte pressão da mídia e institucional que pede o voto em Macron como forma de deter a extrema-direita. Extrema-direita que cresceu à sombra desses mesmos atores. Atores que veem com medo um ator político, a França Insubmissa, que não representa apenas uma opção eleitoral, mas é construída como um questionador de uma globalização neoliberal e suas estruturas econômicas, institucionais, midiáticas e culturais. Atores que buscam não apenas o voto em Macron, mas também infligir uma derrota moral e desmobilizar o eleitorado de esquerda. A França Insubmissa tomou boa nota desses 15 anos e está ciente dessa estratégia. Foi a direita que levou a extrema-direita às portas da presidência na França. Foi a esquerda que lutou contra a extrema direita.

A França Insubmissa representa um projeto estratégico antineoliberal e antifascista. Um projeto que não deve ser submetido a essa pressão devido a uma dualidade que o próprio sistema alimentou e que tem sido funcional para ele. Com sua orientação para o segundo turno (nenhum voto em Le Pen), França Insubmissa mostra a capacidade de não se curvar a essa pressão, colocar o debate do segundo turno no campo das táticas eleitorais e pedir o “terceiro turno” que acontecerá tanto nas legislaturas de junho quanto nas ruas.

O eleitorado de esquerda está pressionando por uma unidade dos partidos diante dos próximos desafios deste terceiro turno. É responsabilidade da esquerda organizada em partidos, sindicatos e movimentos sociais, independentemente da opção adotada antes do segundo turno presidencial, continuar construindo uma alternativa ao neoliberalismo e ao fascismo que, no contexto atual, significa que, diante da praga ou raiva: nenhum voto em Le Pen.


Mauricio Durá é membro do Núcleo de PT Barcelona

No site: https://democraciasocialista.org.br/peste-ou-colera-nenhum-voto-em-le-pen-mauricio-dura/https://democraciasocialista.org.br/peste-ou-colera-nenhum-voto-em-le-pen-mauricio-dura/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caros Amigos

De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.   Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelona, segui

A força daS culturaS brasileiraS no exterior - por Flávio Carvalho

  A força daS culturaS brasileiraS no exterior contra o Dragão da Maldade De Flávio Carvalho, para o site da FIBRA. @1flaviocarvalho, sociólogo e escritor. @quixotemacunaima, no Facebook. Barcelona, agosto de 2023. “Se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. Vê se não se esquece. Pela simples razão de que tudo merece Consideração… Vê se compreende. Pela simples razão de que tudo depende. De Determinação. Determine, rapaz..” (Oriente, Gilberto Gil). A retomada das políticas públicas com intensa participação popular, neste novo governo, passa pela realização de diversas conferências de promoção de políticas públicas. Tal como o partido que tem Lula como Presidente de Honra, o PT, começou a fazer desde que assumiu as primeiras prefeituras. E não foi por acaso que estas mesmas conferências enfrentaram o alvo letal das primeiras canetadas nazifascistas, logo que a familícia assumiu, extinguindo-as, todas as conferências. Bem como (mal) fez, o inelegível, com todo

Parabéns por um ano do Núcleo do PT Barcelona!!! Por Anna Ly

Assisti ao programa de comemoração dos 43 anos do PT e primeiro aniversário do Núcleo de Barcelona e achei muito bom mesmo! Parabéns a todos que estiveram no programa e aos que realizaram esse excelente trabalho no Núcleo desde os passos preparativos e os que se seguiram depois da sua fundação!  Eu gostaria de contribuir com a narrativa da história do Núcleo com alguns dados e uma perspectiva de quem acompanhou todo o processo.  Primeiro, só a título de informação mesmo, queria dizer que há muito tempo atrás, não sei exatamente o ano, houve outro Núcleo do PT em Barcelona. Em relação ao nosso, na época da fundação, éramos 18 filiados oficialmente registrados na lista da SRI. Além desses filiados, havia um ou outro que não constava na lista,  ou que estava em processo de filiação, e simpatizantes que participavam no grupo de whatsapp. De acordo com o regulamento, na assembleia de fundação do Núcleo, tínhamos que ter pelo menos 9, metade do total de filiados, e conseguimos realizá-la com