Pular para o conteúdo principal

Caros Amigos





De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.  

Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelona, seguindo a agenda de luta, pautada no Brasil e no exterior. 

Foram muitas histórias e muitos companheiros, registrados em nossas memórias, imagens e testemunhos. Dentre tantos, alguns momentos foram particularmente inesquecíveis. Um deles foi a palestra de Dilma em Barcelona, quem, de forma valente e incansável, percorreu a Europa denunciando o Golpe e a condenação sem provas de Lula. Em outras ocasiões, marchamos com os trabalhadores da Catalunha e de todo o mundo nos dias primeiros de maio. Unimo-nos aos companheiros da FIBRA (Frente Internacional de Brasileiros) em várias frentes e manifestações. Conhecemos coletivos de latino-americanos com lutas similares às nossas e nos juntamos a eles nos coletivos Unidos contra el Lawfare e participamos da mesa-debate “América Latina frente a las injereCIAs y el golpismo”, e da organização da palestra de Rui Costa Pimenta do PCO em Barcelona: “O Golpe no Brasil e a prisão de Lula”.  Trabalhamos pautas comuns com companheiros do PCO (Partido da Causa Operária) Barcelona e com eles, lutamos com o Movimento Abya Yala, de sul-americanos. Tivemos o privilégio e a emoção de assistir a palestra de Lula em Madrid, em sua recente gira pela Europa. 

No âmbito das denúncias e mediações junto aos órgãos internacionais, o nosso grupo atuou em importante agenda de encontros e discussões (onde participamos intensamente, inclusive com a presença de professores do Programa de Pós-graduação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Apresentamos na sede da ONU em Barcelona, um texto de denúncia do Golpe do Impeachment e um balanço com dados e informações do primeiro ano do (des)governo de Bolsonaro,  recorrendo a um conjunto de indicadores. Mais recentemente, tivemos uma proveitosa reunião com representantes da Direção e Secretaria do PSC - Partido Socialista de Catalunha, federado ao PSOE, Partido Socialista Obrero Español, em Hospitalet de Llobregat  Nesta ocasião, junto à apresentação de interesses e propósitos político-partidários comuns, nos comprometemos mutuamente e compartilhamos palavras, gestos, gostos, ideias e ideais. Igualmente fomos convidados para Congresso realizado pelo PSC-PSOE. 

Nosso principal objetivo e desafio é compreender a cacofonia dos fatos e acontecimentos recentes no Brasil atual, um verdadeiro 'teatro-do-absurdo'. Buscamos diagnosticar e, sobretudo, prognosticar futuros, em muitas frentes. Lutamos contra o antipetismo, através da promoção da imagem positiva do PT, no Brasil e na Europa. Atuamos comprometida e propositivamente na Campanha Lula Presidente 2022. Defendemos a unidade das esquerdas e demais forças progressistas à derrota da extrema direita brasileira (bolsonarismo e lavajatismo). E abrimos espaços para discutir de forma qualificada a conjuntura de avanços e ameaças às liberdades democráticas e direitos no Brasil e no mundo. 

Enfim, brasileiros e amigos, quando juntos somos muitos. Mais do que simples grãos de areia, somos praia, céu e mar; somos verão! Vem, vamos reunir forças e passar a limpo nossa história. Afinal, um Brasil maculado por um neofascismo de muitas faces e dimensões - cultural, classista, sexista e racial - precisa ser conhecido, denunciado, banido e superado. Fora atrasos, fora desigualdades, fora mandonismos, fora fundamentalismos, entreguismos, fora misérias, fora fomes, fora violências, Foooraaa! 



Comentários

  1. Muito importante a criação deste Núcleo do PT em Barcelona. Parabenizo a todas e todos os envolvidos e espero que haja muitos frutos na reonstrução do Brasil, principalmente neste ano de 2022, Lula 13.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários com ofensas a qualquer pessoa serao excluídos e denunciados

Postagens mais visitadas deste blog

A força daS culturaS brasileiraS no exterior - por Flávio Carvalho

  A força daS culturaS brasileiraS no exterior contra o Dragão da Maldade De Flávio Carvalho, para o site da FIBRA. @1flaviocarvalho, sociólogo e escritor. @quixotemacunaima, no Facebook. Barcelona, agosto de 2023. “Se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. Vê se não se esquece. Pela simples razão de que tudo merece Consideração… Vê se compreende. Pela simples razão de que tudo depende. De Determinação. Determine, rapaz..” (Oriente, Gilberto Gil). A retomada das políticas públicas com intensa participação popular, neste novo governo, passa pela realização de diversas conferências de promoção de políticas públicas. Tal como o partido que tem Lula como Presidente de Honra, o PT, começou a fazer desde que assumiu as primeiras prefeituras. E não foi por acaso que estas mesmas conferências enfrentaram o alvo letal das primeiras canetadas nazifascistas, logo que a familícia assumiu, extinguindo-as, todas as conferências. Bem como (mal) fez, o inelegível, com todo

Parabéns por um ano do Núcleo do PT Barcelona!!! Por Anna Ly

Assisti ao programa de comemoração dos 43 anos do PT e primeiro aniversário do Núcleo de Barcelona e achei muito bom mesmo! Parabéns a todos que estiveram no programa e aos que realizaram esse excelente trabalho no Núcleo desde os passos preparativos e os que se seguiram depois da sua fundação!  Eu gostaria de contribuir com a narrativa da história do Núcleo com alguns dados e uma perspectiva de quem acompanhou todo o processo.  Primeiro, só a título de informação mesmo, queria dizer que há muito tempo atrás, não sei exatamente o ano, houve outro Núcleo do PT em Barcelona. Em relação ao nosso, na época da fundação, éramos 18 filiados oficialmente registrados na lista da SRI. Além desses filiados, havia um ou outro que não constava na lista,  ou que estava em processo de filiação, e simpatizantes que participavam no grupo de whatsapp. De acordo com o regulamento, na assembleia de fundação do Núcleo, tínhamos que ter pelo menos 9, metade do total de filiados, e conseguimos realizá-la com