Pular para o conteúdo principal

Caros Amigos





De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.  

Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelona, seguindo a agenda de luta, pautada no Brasil e no exterior. 

Foram muitas histórias e muitos companheiros, registrados em nossas memórias, imagens e testemunhos. Dentre tantos, alguns momentos foram particularmente inesquecíveis. Um deles foi a palestra de Dilma em Barcelona, quem, de forma valente e incansável, percorreu a Europa denunciando o Golpe e a condenação sem provas de Lula. Em outras ocasiões, marchamos com os trabalhadores da Catalunha e de todo o mundo nos dias primeiros de maio. Unimo-nos aos companheiros da FIBRA (Frente Internacional de Brasileiros) em várias frentes e manifestações. Conhecemos coletivos de latino-americanos com lutas similares às nossas e nos juntamos a eles nos coletivos Unidos contra el Lawfare e participamos da mesa-debate “América Latina frente a las injereCIAs y el golpismo”, e da organização da palestra de Rui Costa Pimenta do PCO em Barcelona: “O Golpe no Brasil e a prisão de Lula”.  Trabalhamos pautas comuns com companheiros do PCO (Partido da Causa Operária) Barcelona e com eles, lutamos com o Movimento Abya Yala, de sul-americanos. Tivemos o privilégio e a emoção de assistir a palestra de Lula em Madrid, em sua recente gira pela Europa. 

No âmbito das denúncias e mediações junto aos órgãos internacionais, o nosso grupo atuou em importante agenda de encontros e discussões (onde participamos intensamente, inclusive com a presença de professores do Programa de Pós-graduação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Apresentamos na sede da ONU em Barcelona, um texto de denúncia do Golpe do Impeachment e um balanço com dados e informações do primeiro ano do (des)governo de Bolsonaro,  recorrendo a um conjunto de indicadores. Mais recentemente, tivemos uma proveitosa reunião com representantes da Direção e Secretaria do PSC - Partido Socialista de Catalunha, federado ao PSOE, Partido Socialista Obrero Español, em Hospitalet de Llobregat  Nesta ocasião, junto à apresentação de interesses e propósitos político-partidários comuns, nos comprometemos mutuamente e compartilhamos palavras, gestos, gostos, ideias e ideais. Igualmente fomos convidados para Congresso realizado pelo PSC-PSOE. 

Nosso principal objetivo e desafio é compreender a cacofonia dos fatos e acontecimentos recentes no Brasil atual, um verdadeiro 'teatro-do-absurdo'. Buscamos diagnosticar e, sobretudo, prognosticar futuros, em muitas frentes. Lutamos contra o antipetismo, através da promoção da imagem positiva do PT, no Brasil e na Europa. Atuamos comprometida e propositivamente na Campanha Lula Presidente 2022. Defendemos a unidade das esquerdas e demais forças progressistas à derrota da extrema direita brasileira (bolsonarismo e lavajatismo). E abrimos espaços para discutir de forma qualificada a conjuntura de avanços e ameaças às liberdades democráticas e direitos no Brasil e no mundo. 

Enfim, brasileiros e amigos, quando juntos somos muitos. Mais do que simples grãos de areia, somos praia, céu e mar; somos verão! Vem, vamos reunir forças e passar a limpo nossa história. Afinal, um Brasil maculado por um neofascismo de muitas faces e dimensões - cultural, classista, sexista e racial - precisa ser conhecido, denunciado, banido e superado. Fora atrasos, fora desigualdades, fora mandonismos, fora fundamentalismos, entreguismos, fora misérias, fora fomes, fora violências, Foooraaa! 



Comentários

  1. Muito importante a criação deste Núcleo do PT em Barcelona. Parabenizo a todas e todos os envolvidos e espero que haja muitos frutos na reonstrução do Brasil, principalmente neste ano de 2022, Lula 13.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários com ofensas a qualquer pessoa serao excluídos e denunciados

Postagens mais visitadas deste blog

“O BRASIL DOS HUMILHADOS DE JESSE SOUZA: desconstrução e renovação crítica” Patrícia Gouveia

I APRESENTAÇÃO Este resumo comentado de “BRASIL DOS HUMILHADOS: Uma denúncia da ideologia elitista”, de Jessé de Souza, foi publicado preliminarmente no blog do ‘Núcleo do PT de Barcelona’, em junho de 2022. Apresenta-se sucinta biografia do autor, seguida da sinopse dos argumentos e discussões centrais. Em diálogo com ele, são tecidas considerações acerca de nossa provocativa situação social, buscando decifrar alguns intrigantes eventos e sinais emitidos na atual conjuntura.  De forma original e competente, no livro o sociólogo enfrenta o provocador e urgente desafio de compreender a realidade sociocultural brasileira, à luz de uma reinterpretação crítica. Guardada as devidas proporções, um compromisso em completa sintonia com o que todos nós, dentro e fora do Brasil, precisamos e queremos, no momento urgente do ‘aqui-e-agora’. II A SOCIOLOGIA CRÍTICA DE JESSÉ SOUZA: o autor e sua reflexão  Ao longo das duas últimas décadas Jessé Souza vem se afirmando como um grande inté...

MONIZ BANDEIRA E A DESORDEM MUNDIAL: uma resenha crítica por Patrícia Gouveia

MONIZ BANDEIRA E A DESORDEM MUNDIAL: uma resenha crítica Patrícia Gouveia 1 I UMA APRESENTAÇÃO O texto sumariza o livro indispensável hoje sobre o ordenamento do mundo contemporâneo: “A DESORDEM MUNDIAL. O Espectro da Total Dominação”, do saudoso cientista político e impecável analista, Luiz Alberto Moniz Bandeira. Uma primeira versão deste texto foi publicada em abril de 2022, visando ampliar os debates promovidos pelo Núcleo do PT de Barcelona 2 através de objetos prazerosos’ que convidam à fruição e avivam nossos corpos, corações e mentes. O ensaio inaugura a série “Resenhas Críticas” cujo objetivo é divulgar resumos analíticos de distintos bens culturais em circulação (livros, artigos, poemas, filmes, teatro, músicas e outros). Buscamos amplificar o interesse do público com produtos “bons para pensar” sobre o complexo e tumultuado cenário do tempo presente. Em via de mão dupla, refletimos palavras, argumentos, imagens, sons e sentidos capazes de espelhar o mom...