Pular para o conteúdo principal

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil mostra seu apoio às candidaturas de esquerda nestas próximas eleições e faz um chamamento às brasileiras e brasileiros a irem votar.

As próximas eleições gerais de 23 de julho são especialmente decisivas. É evidente que estamos no meio de uma ofensiva ultraconservadora, fascista, misógina e racista tanto na Espanha como em outros países da Europa e do mundo.

No Brasil sabemos disso e sabemos bem as suas consequências. Sabemos os nefastos resultados para a classe trabalhadora de 8 anos de governo fascista. E sabemos que a única saída é combinar o voto nas urnas com a luta nas ruas.

Estas próximas eleições são muito importantes para as brasileiras e brasileiros que moramos na Espanha. É momento de derrotar a direita e a extrema-direita nas urnas e permitir a continuidade de um governo de esquerda que continue avançando em políticas públicas que atendam as demandas populares de toda a cidadania e da população migrante.

Só um governo de esquerda pode garantir avançar em:


  • Uma lei integral contra o racismo.

  • Facilitar a gestão migratória e melhorar a experiência das pessoas usuários dos serviços consulares e de “entranjeria” simplificando os procedimentos.

  • Reformar e atualizar a lei e o regulamente de “extranjeria”.

  • Desenvolver o regulamento da “Ley Reguladora sobre Derechos y Libertades de los Estranjeros en Espanha y su Integración Social (LOEX)”

  • Garantir o acesso universal ao Sistema Nacional de Saúde

  • Reforço dos instrumentos para a inclusão financeira e socioeconómica das pessoas migrantes

Frente ao fascismo devemos contribuir na construção, também na Espanha, de uma alternativa profundamente democrática e socialista acorde com o ideário petista.

Nestas eleições não podemos ficar em casa.

Esta briga é nossa briga.

Nosso voto é um voto progressista: frente ao fascismo a alternativa está à esquerda.

por Maurício Durá


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O BRASIL DOS HUMILHADOS DE JESSE SOUZA: desconstrução e renovação crítica” Patrícia Gouveia

I APRESENTAÇÃO Este resumo comentado de “BRASIL DOS HUMILHADOS: Uma denúncia da ideologia elitista”, de Jessé de Souza, foi publicado preliminarmente no blog do ‘Núcleo do PT de Barcelona’, em junho de 2022. Apresenta-se sucinta biografia do autor, seguida da sinopse dos argumentos e discussões centrais. Em diálogo com ele, são tecidas considerações acerca de nossa provocativa situação social, buscando decifrar alguns intrigantes eventos e sinais emitidos na atual conjuntura.  De forma original e competente, no livro o sociólogo enfrenta o provocador e urgente desafio de compreender a realidade sociocultural brasileira, à luz de uma reinterpretação crítica. Guardada as devidas proporções, um compromisso em completa sintonia com o que todos nós, dentro e fora do Brasil, precisamos e queremos, no momento urgente do ‘aqui-e-agora’. II A SOCIOLOGIA CRÍTICA DE JESSÉ SOUZA: o autor e sua reflexão  Ao longo das duas últimas décadas Jessé Souza vem se afirmando como um grande inté...

Caros Amigos

De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.   Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelo...

MONIZ BANDEIRA E A DESORDEM MUNDIAL: uma resenha crítica por Patrícia Gouveia

MONIZ BANDEIRA E A DESORDEM MUNDIAL: uma resenha crítica Patrícia Gouveia 1 I UMA APRESENTAÇÃO O texto sumariza o livro indispensável hoje sobre o ordenamento do mundo contemporâneo: “A DESORDEM MUNDIAL. O Espectro da Total Dominação”, do saudoso cientista político e impecável analista, Luiz Alberto Moniz Bandeira. Uma primeira versão deste texto foi publicada em abril de 2022, visando ampliar os debates promovidos pelo Núcleo do PT de Barcelona 2 através de objetos prazerosos’ que convidam à fruição e avivam nossos corpos, corações e mentes. O ensaio inaugura a série “Resenhas Críticas” cujo objetivo é divulgar resumos analíticos de distintos bens culturais em circulação (livros, artigos, poemas, filmes, teatro, músicas e outros). Buscamos amplificar o interesse do público com produtos “bons para pensar” sobre o complexo e tumultuado cenário do tempo presente. Em via de mão dupla, refletimos palavras, argumentos, imagens, sons e sentidos capazes de espelhar o mom...