Pular para o conteúdo principal

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil mostra seu apoio às candidaturas de esquerda nestas próximas eleições e faz um chamamento às brasileiras e brasileiros a irem votar.

As próximas eleições gerais de 23 de julho são especialmente decisivas. É evidente que estamos no meio de uma ofensiva ultraconservadora, fascista, misógina e racista tanto na Espanha como em outros países da Europa e do mundo.

No Brasil sabemos disso e sabemos bem as suas consequências. Sabemos os nefastos resultados para a classe trabalhadora de 8 anos de governo fascista. E sabemos que a única saída é combinar o voto nas urnas com a luta nas ruas.

Estas próximas eleições são muito importantes para as brasileiras e brasileiros que moramos na Espanha. É momento de derrotar a direita e a extrema-direita nas urnas e permitir a continuidade de um governo de esquerda que continue avançando em políticas públicas que atendam as demandas populares de toda a cidadania e da população migrante.

Só um governo de esquerda pode garantir avançar em:


  • Uma lei integral contra o racismo.

  • Facilitar a gestão migratória e melhorar a experiência das pessoas usuários dos serviços consulares e de “entranjeria” simplificando os procedimentos.

  • Reformar e atualizar a lei e o regulamente de “extranjeria”.

  • Desenvolver o regulamento da “Ley Reguladora sobre Derechos y Libertades de los Estranjeros en Espanha y su Integración Social (LOEX)”

  • Garantir o acesso universal ao Sistema Nacional de Saúde

  • Reforço dos instrumentos para a inclusão financeira e socioeconómica das pessoas migrantes

Frente ao fascismo devemos contribuir na construção, também na Espanha, de uma alternativa profundamente democrática e socialista acorde com o ideário petista.

Nestas eleições não podemos ficar em casa.

Esta briga é nossa briga.

Nosso voto é um voto progressista: frente ao fascismo a alternativa está à esquerda.

por Maurício Durá


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caros Amigos

De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.   Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelona, segui

A força daS culturaS brasileiraS no exterior - por Flávio Carvalho

  A força daS culturaS brasileiraS no exterior contra o Dragão da Maldade De Flávio Carvalho, para o site da FIBRA. @1flaviocarvalho, sociólogo e escritor. @quixotemacunaima, no Facebook. Barcelona, agosto de 2023. “Se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. Vê se não se esquece. Pela simples razão de que tudo merece Consideração… Vê se compreende. Pela simples razão de que tudo depende. De Determinação. Determine, rapaz..” (Oriente, Gilberto Gil). A retomada das políticas públicas com intensa participação popular, neste novo governo, passa pela realização de diversas conferências de promoção de políticas públicas. Tal como o partido que tem Lula como Presidente de Honra, o PT, começou a fazer desde que assumiu as primeiras prefeituras. E não foi por acaso que estas mesmas conferências enfrentaram o alvo letal das primeiras canetadas nazifascistas, logo que a familícia assumiu, extinguindo-as, todas as conferências. Bem como (mal) fez, o inelegível, com todo

Parabéns por um ano do Núcleo do PT Barcelona!!! Por Anna Ly

Assisti ao programa de comemoração dos 43 anos do PT e primeiro aniversário do Núcleo de Barcelona e achei muito bom mesmo! Parabéns a todos que estiveram no programa e aos que realizaram esse excelente trabalho no Núcleo desde os passos preparativos e os que se seguiram depois da sua fundação!  Eu gostaria de contribuir com a narrativa da história do Núcleo com alguns dados e uma perspectiva de quem acompanhou todo o processo.  Primeiro, só a título de informação mesmo, queria dizer que há muito tempo atrás, não sei exatamente o ano, houve outro Núcleo do PT em Barcelona. Em relação ao nosso, na época da fundação, éramos 18 filiados oficialmente registrados na lista da SRI. Além desses filiados, havia um ou outro que não constava na lista,  ou que estava em processo de filiação, e simpatizantes que participavam no grupo de whatsapp. De acordo com o regulamento, na assembleia de fundação do Núcleo, tínhamos que ter pelo menos 9, metade do total de filiados, e conseguimos realizá-la com