Pular para o conteúdo principal

Parabéns por um ano do Núcleo do PT Barcelona!!! Por Anna Ly

Assisti ao programa de comemoração dos 43 anos do PT e primeiro aniversário do Núcleo de Barcelona e achei muito bom mesmo! Parabéns a todos que estiveram no programa e aos que realizaram esse excelente trabalho no Núcleo desde os passos preparativos e os que se seguiram depois da sua fundação! 


Eu gostaria de contribuir com a narrativa da história do Núcleo com alguns dados e uma perspectiva de quem acompanhou todo o processo. 


Primeiro, só a título de informação mesmo, queria dizer que há muito tempo atrás, não sei exatamente o ano, houve outro Núcleo do PT em Barcelona. Em relação ao nosso, na época da fundação, éramos 18 filiados oficialmente registrados na lista da SRI. Além desses filiados, havia um ou outro que não constava na lista,  ou que estava em processo de filiação, e simpatizantes que participavam no grupo de whatsapp. De acordo com o regulamento, na assembleia de fundação do Núcleo, tínhamos que ter pelo menos 9, metade do total de filiados, e conseguimos realizá-la com 10 filiados e um convidado simpatizante. 


Nossa vitória em Barcelona foi maravilhosa!  Resultado de um processo muito longo, com muitos fatores a serem considerados e muita gente envolvida. A começar pela força do próprio Lula. Aqui, a luta por essa vitória começa em 2016, ano do Golpe contra a Dilma. 


Vou contar um pouco sobre esse processo incluindo também alguns trechos de um texto feito em parceria com a Patrícia Gouveia no final de 2021. 


Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona  https://www.facebook.com/groups/1704517926454208 data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. 

A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Com este coletivo, conectados com o PCO e outros grupos no Brasil e no exterior, fomos à Bruxelas com um documento de denúncia do Golpe, e ao Senado francês apoiar Dilma em suas denúncias em 2017. Entramos com uma Ação Popular pela Anulação do Impeachment da Dilma, e recolhemos mais de 100 mil assinaturas presenciais. Este processo está tramitando até hoje e esperamos ganhar a causa, por ter sido um Impeachment comprovadamente fraudulento, e até hoje posto em cheque pelos golpistas. 


Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e às nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelona.  (Atualmente Comitê Lula Presidente Barcelona: https://www.facebook.com/ComiteDeLutaContraOGolpeLulaPresidenteBCN) 


Foram muitas histórias e muitos companheiros, registrados em nossas memórias, imagens e testemunhos. Eventos realizados em ruas, praças, locais públicos e privados, nas redes sociais, sempre conectados com o Brasil e com o mundo. Dentre tantos, alguns momentos foram particularmente inesquecíveis. Um deles foi a palestra de Dilma em Barcelona quem, de forma valente e incansável, percorreu a Europa novamente em 2018 denunciando o Golpe e a condenação sem provas de Lula. Em outras ocasiões, marchamos com os trabalhadores da Catalunha e de todo o mundo nos dias primeiros de maio, e com as feministas nos oitos de março. Unimo-nos aos companheiros da FIBRA (Frente Internacional Brasileira contra o Golpe e pela Democracia) em várias frentes e manifestações. Conhecemos coletivos de latino-americanos com lutas similares às nossas e nos juntamos através do grupo Unidos contra el Lawfare e participamos da mesa-debate “América Latina frente a las injereCIAs y el golpismo”, e da organização da palestra de Rui Costa Pimenta do PCO em Barcelona: “O Golpe no Brasil e a prisão de Lula”. Trabalhamos pautas comuns com companheiros do PCO Barcelona e com eles, lutamos com o Movimento Abya Yala, de latino-americanos. Tivemos o privilégio e a emoção de assistir a palestra de Lula em Madrid, em sua recente turnê pela Europa.  


Também interagimos com o coletivo Mulheres Brasileiras contra o Fascismo. Com elas e outras brasileiras, tivemos uma conversa com a prefeita Ada Colau, na prefeitura. Nosso coletivo sempre vestindo a camisa de Lula e Dilma literalmente, nesse e em tantos outros encontros, como com o ator José de Abreu, em sua passagem por Barcelona. 


Mais uma atuação no âmbito das denúncias e mediações junto aos órgãos internacionais foi a importante agenda de encontros e discussões (onde participamos intensamente, inclusive com a presença de professores do Programa de Pós-graduação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Apresentamos na

sede da ONU em Barcelona, um texto de denúncia do Golpe do Impeachment e um balanço com dados e informações do primeiro ano do (des)governo de Bolsonaro,  recorrendo a um conjunto de indicadores. Tivemos uma proveitosa reunião com representantes da Direção e Secretaria do PSC - Partido Socialista de Catalunha, federado ao PSOE, Partido Socialista Obrero Español, em Hospitalet de Llobregat, e fomos convidados a participar do Congresso do PSC. 


Desde 2021, contamos também com a parceria do coletivo Justiça Humana e em 2022, com a guerra na Ucrânia, alguns membros compartilham a luta com a Plataforma per la pau, OTAN no. 


A criação de um Núcleo do PT em Barcelona fez parte da estratégia para dar continuidade à luta contra o Golpe, eleger Lula e defender nossos direitos e a democracia no Brasil. E o papel desempenhado pelo Núcleo nesse ano de eleição foi imprescindível e maravilhoso! 


Enfim, voltando ao programa, eu gostaria de mencionar especialmente o relato da companheira Aninha Guillamet, foi muito emocionante ouvi-la com sua visão espiritualizada de tudo, e sua generosidade em abrir sua intimidade e contar como sua experiência pessoal contribuiu na luta no plano espiritual. Quando ela me mencionou nesse processo, me fez um bem enorme, pela sua gratidão e reconhecimento. Ela sabe da ativa participação que tive, junto a inúmeros companheiros, na conscientização dos brasileiros que moram em Barcelona, dos espanhóis e dos turistas de todas as partes do mundo que por aqui passam. Não perdemos oportunidades de mostrar a verdade e a justiça sobre a política brasileira, de dar visibilidade e defender nossos líderes Lula, Dilma e o PT incondicionalmente, dada as circunstâncias tão urgentes, com o golpismo e o avanço do fascismo. Enfrentamos diversas forças contrárias, muito agressivas no começo, e que pouco a pouco foram suavizando no decorrer do processo. 


Movidos pela democracia, pela verdade, humildade, respeito, coragem, justiça, "teimamos", como dizia a dona Lindu, mãe do Presidente Lula. E com a história e a memória, vamos aprendendo cada vez mais, para não repetirmos os mesmos erros nem no presente, nem no futuro. 


Mesmo sabendo que a luta não pode parar, porque as ameaças seguem existindo, é muito bom comemorar essa incrível vitória da eleição do Lula, essa grande derrota do fascismo! É bom demais brindar o aniversário do Núcleo, do PT e os pequenos frutos que agora começamos a colher em vários setores da vida no Brasil e no mundo, com o governo de um dos  maiores líderes mundiais da atualidade! Viva!!!!!! 


Eu gostaria de compartilhar essa energia boa de gratidão e reconhecimento da Aninha com vocês, agradecendo a contribuição de cada um nesse processo. Somos diferentes, complementares, e por isso somos fortes, cada um atuando à sua maneira! Passamos por situações estressantes ao ver tantas tragédias trazidas pelo Golpe e pelo Inominável, e entre sentimentos de impotência misturados com reações dentro de possibilidades impostas, não paramos, aqui seguimos, acertando, errando, agindo, aprendendo!  Obrigada, companheiras e companheiros, guerreiras e guerreiros, que tenhamos muitas vitórias mais e muitos anos de vida para o PT e para o Núcleo! E também muita força e energia para toda e qualquer forma de construção de um mundo melhor!


Ana Luiza Palermo Bomfim é filiada fundadora do Núcleo PT de Barcelona


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caros Amigos

De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.   Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelona, segui

A força daS culturaS brasileiraS no exterior - por Flávio Carvalho

  A força daS culturaS brasileiraS no exterior contra o Dragão da Maldade De Flávio Carvalho, para o site da FIBRA. @1flaviocarvalho, sociólogo e escritor. @quixotemacunaima, no Facebook. Barcelona, agosto de 2023. “Se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. Vê se não se esquece. Pela simples razão de que tudo merece Consideração… Vê se compreende. Pela simples razão de que tudo depende. De Determinação. Determine, rapaz..” (Oriente, Gilberto Gil). A retomada das políticas públicas com intensa participação popular, neste novo governo, passa pela realização de diversas conferências de promoção de políticas públicas. Tal como o partido que tem Lula como Presidente de Honra, o PT, começou a fazer desde que assumiu as primeiras prefeituras. E não foi por acaso que estas mesmas conferências enfrentaram o alvo letal das primeiras canetadas nazifascistas, logo que a familícia assumiu, extinguindo-as, todas as conferências. Bem como (mal) fez, o inelegível, com todo