Pular para o conteúdo principal

DIRETRIZES POLÍTICAS PARA A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DO PT BARCELONA

I. Missão e Identidade do PT no Exterior


A presença e a atuação internacional são traços constitutivos do Partido dos Trabalhadores (PT). Desde os anos 1980, suas ações são marcadas por políticas de solidariedade internacionalista e pela organização dos trabalhadores brasileiros no exterior. A estrutura partidária para essa atuação se dá através dos Núcleos no exterior, vinculados à Secretaria Nacional de Relações Internacionais (SRI-PT). O Núcleo do PT Barcelona (NPT-BCN), fundado em fevereiro de 2022, insere-se nesta tradição.


II. Trajetória e Consolidação do NPT-BCN


Ao longo de quatro anos, o Núcleo consolidou sua atuação em três eixos principais:


1. Defesa da Comunidade Brasileira: Ação em prol dos brasileiros que vivem e trabalham na Espanha, reivindicando e elaborando propostas políticas em defesa de seus interesses.

2. Solidariedade e Articulação Política: Estabelecimento de diálogos e alianças com partidos políticos de esquerda na Espanha em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

3. Divulgação Internacional do Projeto Petista: Comunicação à sociedade internacional sobre as lutas e conquistas do governo democrático e popular do presidente Lula.


Essa atuação prática, construída a partir da experiência da militância, do diálogo com parceiros e do compromisso com a orientação da SRI-PT, forjou um Núcleo de base, simultaneamente enraizado localmente e qualificado para contribuir com a política nacional do PT.


III. Princípios e Objetivos da Chapa Única para a Renovação da Coordenação


A chapa única para a renovação da coordenação compromete-se com a continuidade e o aprofundamento do projeto de refundação do NPT-BCN, atuando nos marcos da democracia socialista petista e da solidariedade internacionalista. Seus objetivos centrais são:


· Organizar a militância petista que trabalha, estuda e vive na Espanha.

· Dialogar permanentemente com os parceiros e a sociedade.

· Preparar a campanha eleitoral de 2026.

· Contribuir para a preparação de longo prazo do PT para o período pós-2030.


IV. Prioridades Estratégicas para o Próximo Período


1. Organização e Crescimento da Militância:

O crescimento e a qualificação da militância são decisivos.É tarefa primordial:


· Realizar atividades dirigidas à população brasileira, indo ao seu encontro para dialogar sobre seus problemas e as pautas do PT.

· Manter e fortalecer as reuniões mensais, confraternizações, partilha de tarefas e iniciativas de formação política.

· Reforçar a participação das mulheres, em diálogo com o Comitê Popular de Mulheres, e da juventude, organizando jovens petistas, estudantes e trabalhadores.


2. Eleições 2026: Uma Campanha Antecipada e de Base:

O sucesso da campanha de 2022 em Barcelona,resultado de um trabalho de base articulado, serve de modelo. Para 2026, diante de um cenário potencialmente mais desafiador, é fundamental:


· Iniciar articulações e diálogos de forma antecipada, especialmente em Barcelona, Madri, Valência e Galiza.

· Reforçar imediatamente a campanha para transferência de título de eleitor, mobilizando um eleitorado tradicionalmente pouco participativo.

· Organizar a campanha centrada em ações de base (panfletagens, festas, atos, debates).

· Meta: Assegurar a vitória de Lula nos dois colégios eleitorais da Espanha (Barcelona e Madri).


3. Defesa de Direitos e Cumprimento do Programa de Governo:

O NPT-BCN teve papel ativo na inclusão dos brasileiros no exterior no Plano de Governo Lula-Alckmin e deve seguir:


· Reivindicando o pleno cumprimento desses compromissos perante o governo.

· Dialogando com a representação diplomática brasileira para a defesa dos direitos dos brasileiros na Espanha.


V. Preparação do Partido para os Desafios de Longo Prazo


O PT deve se preparar para os desafios futuros, mantendo-se como um partido de massas que:


· Organiza e mobiliza a classe trabalhadora dentro e fora do Brasil.

· Disputa e vence eleições em todos os níveis.

· Atua dentro e fora das instituições, ao lado dos movimentos sociais.

· Defende políticas de transformação para uma sociedade mais justa, nos marcos da democracia, do socialismo e do anti-imperialismo.


VI. Próximos Passos Imediatos: O Encontro de 31 de Janeiro


O Encontro do Núcleo, além de realizar a renovação da coordenação, será ocasião para:


· Discutir e definir as prioridades estratégicas e táticas.

· Renovar o Grupo de Atuação Permanente nas áreas estratégicas de Organização, Comunicação e Mobilização, dentro do Planejamento Estratégico para 2026. 



Flavio Carvalho e Heike Weege - coordenadores do Núcleo PT Barcelona







Comentários

  1. Viva companheiros! Gracias por liderarem com tao boa energia nossa caminhada por aqui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários com ofensas a qualquer pessoa serao excluídos e denunciados

Postagens mais visitadas deste blog

“O BRASIL DOS HUMILHADOS DE JESSE SOUZA: desconstrução e renovação crítica” Patrícia Gouveia

I APRESENTAÇÃO Este resumo comentado de “BRASIL DOS HUMILHADOS: Uma denúncia da ideologia elitista”, de Jessé de Souza, foi publicado preliminarmente no blog do ‘Núcleo do PT de Barcelona’, em junho de 2022. Apresenta-se sucinta biografia do autor, seguida da sinopse dos argumentos e discussões centrais. Em diálogo com ele, são tecidas considerações acerca de nossa provocativa situação social, buscando decifrar alguns intrigantes eventos e sinais emitidos na atual conjuntura.  De forma original e competente, no livro o sociólogo enfrenta o provocador e urgente desafio de compreender a realidade sociocultural brasileira, à luz de uma reinterpretação crítica. Guardada as devidas proporções, um compromisso em completa sintonia com o que todos nós, dentro e fora do Brasil, precisamos e queremos, no momento urgente do ‘aqui-e-agora’. II A SOCIOLOGIA CRÍTICA DE JESSÉ SOUZA: o autor e sua reflexão  Ao longo das duas últimas décadas Jessé Souza vem se afirmando como um grande inté...

Caros Amigos

De forma breve, contextualizamos nossa história de mobilização, organização e ação. Somos um coletivo diverso e de muitas frentes, vinculado ao Diretório Nacional do PT, via Secretaria de Relações Internacionais. Nossa trajetória de luta vai desde o Impeachment da presidenta Dilma, em 2016, passando pela Campanha Lula Livre, e pelo imperativo do Fora Bolsonaro.   Nosso primeiro coletivo de luta, Amig@s da Democracia Barcelona, data de março de 2016 e agregou pessoas de várias tendências de esquerda. A partir daí, formou-se um ‘subgrupo’, Comitê pela Anulação do Impeachment Barcelona. Em continuidade ao assalto à democracia e aos direitos sociais brasileiros, foi recrudescendo o golpe jurídico, político e midiático, que culminou na prisão e no impedimento da candidatura de Lula e na eleição atípica de Bolsonaro, em 2018. Frente às ameaças e ataques ao nosso povo, ao nosso país e as nossas instituições democráticas, mudamos o foco e o nome do grupo para Comitê Lula Livre Barcelo...

MONIZ BANDEIRA E A DESORDEM MUNDIAL: uma resenha crítica por Patrícia Gouveia

MONIZ BANDEIRA E A DESORDEM MUNDIAL: uma resenha crítica Patrícia Gouveia 1 I UMA APRESENTAÇÃO O texto sumariza o livro indispensável hoje sobre o ordenamento do mundo contemporâneo: “A DESORDEM MUNDIAL. O Espectro da Total Dominação”, do saudoso cientista político e impecável analista, Luiz Alberto Moniz Bandeira. Uma primeira versão deste texto foi publicada em abril de 2022, visando ampliar os debates promovidos pelo Núcleo do PT de Barcelona 2 através de objetos prazerosos’ que convidam à fruição e avivam nossos corpos, corações e mentes. O ensaio inaugura a série “Resenhas Críticas” cujo objetivo é divulgar resumos analíticos de distintos bens culturais em circulação (livros, artigos, poemas, filmes, teatro, músicas e outros). Buscamos amplificar o interesse do público com produtos “bons para pensar” sobre o complexo e tumultuado cenário do tempo presente. Em via de mão dupla, refletimos palavras, argumentos, imagens, sons e sentidos capazes de espelhar o mom...